Comunidades

Em breve teremos a histórias das outras Comunidades.


Comunidade Evangélica Luterana "Cristo"
Faxinal de Dentro
Vale do Sol
     No ano de 1953, o Reverendo Pastor Arthur Fitz iniciou os cultos na localidade de Faxinal de Dentro. Inicialmente, os cultos eram realizados no Colégio Municipal “Daltro Filho”.
A Comunidade Evangélica Luterana “Cristo” foi crescendo e no ano de 1971, o Reverendo Pastor Milton Schirmer sentiu a necessidade de iniciar a celebração de cultos no Colégio Municipal “Gonçalvez Dias”.
As bênçãos de Deus e os frutos continuaram a se multiplicar na Comunidade. Em 1972, o Reverendo Pastor Elberto Arno Manske iniciou mais um ponto de celebração de culto. Agora no Colégio Municipal “Olávio Cruz”. Assim, a Comunidade passou a ter três pontos de celebração de cultos e programações da Comunidade. São eles: Colégio Municipal “Daltro Filho”, Colégio Municipal “Gonçalvez Dias” e Colégio Municipal “Olávio Cruz”.
No dia 03 de Abril de 1981, reuniu-se toda a Comunidade Evangélica Luterana “Cristo” de Faxinal de Dentro, formada por todos dos membros dos três pontos de culto, para fazer a eleição de sua primeira diretoria. Ela ficou constituída:
     - Presidente: Arnildo Voese;
     - Vice Presidente: Arthur Luedke;
     - Secretário: Orgênio Gelsdorf;
     - Vice Secretário: Rivaldo Nauderer;
     - Tesoureiro: Sevaldo Gabe;
     - Vice Tesoureiro: Norberto Nauderer;
    - Conselho Fiscal: Breno Schröeder, Waldemar Quoos e Renato Rutsatz.
O objetivo principal da reunião era unir todos os membros para construir uma igreja. Idéia que foi aprovada e apoiada por todos. O terreno ofertado e escolhido para a construção da Igreja foi o terreno doado pelo senhor Norberto Nauderer onde atualmente está localizada a igreja.
A igreja foi inaugurada oficialmente no dia 22 de Fevereiro de 1987.
A diretoria atual da Comunidade Evangélica Luterana “Cristo” de Faxinal de Dentro é composta por:
- Presidente: Marlon Zuse;
- Vice Presidente: Clécio Bartz;
- Secretário: Angenor Nauderer;
- Vice Secretário: Ilvo Gabe;
- Tesoureiro: Valmor Quoos;
- Vice Tesoureiro: Milton Kohn;
- Conselho Fiscal: Marcos Kohn, Elói Berle; Marcos Müller, Elozir Kohn e Luis Gabe;
- Suplentes: Orlando Kannenberg e Mateus Quoos.
Atualmente a Comunidade Evangélica Luterana “Cristo” de Faxinal de Dentro é formada por 443 membros.

Homenagem aos Fundadores - 03/04/2012 -
31 anos


Comunidade Evangélica Luterana "Cristo"
Quilombo
Candelária

No ano de 1974, o Reverendo Pastor Elmer Nicodemo Flor iniciou os cultos na localidade do Quilombo. Os cultos eram realizados na Escola Estadual “Estácio Pessoa de Oliveira”.
No dia 15 de Março de 2006, o Reverendo Pastor Claudir Brehm fundou o primeiro Departamento de Servas da Paróquia Evangélica Luterana “Celeste”. Esse Departamento de Servas é o Departamento de Servas “Em Busca da Paz” do Quilombo. As reuniões do Departamento de Servas e os cultos continuaram a ser realizados numa sala de aula da escola.
No dia 03 de Abril de 2007 foi eleita a primeira diretoria do Departamento de Servas. O objetivo do Departamento era estudar e fortalecer na Palavra de Deus e também começar um trabalho de arrecadar recursos para um dia no futuro construir uma igreja.
O Departamento organizou dois chás distritais das servas e o sonho de construir a igreja começou a se tornar realidade. A Paróquia Evangélica Luterana “Celeste” se prontificou em doar vinte salários mínimos para dar um incentivo mais na construção.
O senhor Darci Schwantes, luterano, ofereceu um terreno como doação para a construção da igreja. Também, o senhor Alcino Drost, na época ainda não era membro da nossa igreja, também ofereceu um terreno como doação para a construção da igreja. A comunidade agradeceu a oferta do senhor Darci Schwantes, mas acabou aceitando e escolhendo o terreno doado pelo senhor Alcino Drost e família. O qual, atualmente já é membro da nossa comunidade.
Em 2010, iniciou-se a construção da igreja. Na época a comunidade era formada por 51 membros. A construção começou em ritmo acelerado e a primeira celebração litúrgica na igreja foi a celebração de Natal, no dia 23 de Dezembro de 2010. Igreja ainda em construção. E a partir desta data, os cultos começaram a ser realizados sempre na igreja.
A Comunidade, além da oferta da Paróquia Evangélica Luterana "Celeste", ainda recebeu muitas ofertas e doações dos membros da Comunidade, de muitos amigos e amigas - muitos que não membros da Igreja Evangélica Luterana do Brasil - e, em especial, uma oferta das Servas do Distrito "Gaúcho Central" e da Liga de Senhoras Luterana do Brasil (LSLB).
Com coração cheio de gratidão queremos dizer a todos: "Muito Obrigado".
No dia 06 de Abril de 2011 foi eleita a primeira da Comunidade. Ela ficou composta por:
- Presidente: Leoclécio Sandor Jahnke;
- Vice Presidente: Ivanir Faber;
- Tesoureira: Josiane Inês Faber;
- Vice Tesoureiro: Nelson Luís Jahnke;
- Secretária: Patrícia Jahnke;
- Vice Secretário: Clério Davi Jahnke;
- Conselho Fiscal: Bruno Steindorff, Delano Schwantes e Teresinha de Fátima Jahnke.
No dia 15 de Maio de 2011 foi realizada a primeira festa de pré-inauguração da igreja. E, no dia 20 de Maio de 2012, foi realizada a inauguração oficial da igreja.
Os encontros do Departamento de Servas “Em Busca da Paz” continuam sendo realizados na escola. Os cultos e demais programações são realizadas na igreja. Neste ano de 2012, iniciamos nosso Departamento de Leigos e também o trabalho de escolinha bíblica com as crianças.
Atualmente, a Comunidade Evangélica Luterana “Cristo” do Quilombo é formada por 94 membros.

Inauguração da Igreja - 20/05/2012


Comunidade Evangélica Luterana "Cristo"
Alto Castelhano
Vale do Sol

        No ano de 1933, o casal Willibaldo Michel e Neli Blondina Müller Michel, luteranos de berço, foram morar na localidade do Alto Castelhano e continuaram sendo membros da Comunidade Evangélica Luterana “Cristo” de Candelária.
        Eles tiveram 8 filhos. O desejo dos pais era que seus filhos fossem batizados na Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB) e assim aconteceu. O desejo era maior ainda. Os pais queriam que os filhos também estudassem numa escola da igreja. Por isso, todos os filhos foram estudar na escola paroquial em Candelária.
        Em 1968, foi pedido ao Reverendo Pastor Elmer Flor para iniciar os trabalhos na localidade do Alto Castelhano. Esse trabalho continua até hoje. Algumas famílias foram ingressando na Comunidade. Os cultos e programações são celebrados no armazém do senhor Nelson Michel.
        Atualmente, a Comunidade Evangélica Luterana “Cristo” do Alto Castelhano é formada por 25 membros.


Comunidade Evangélica Luterana "Cristo"
Alto Castelhano




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário